Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Autores de livro farão palestra no campus Jane Vanini, em Cáceres
Resultado de seis anos de produção, o livro didático “Geografia de Mato Grosso” será apresentado.
Autores de livro farão palestra no campus Jane Vanini, em Cáceres
13/02/2006 09:09:08
por Coordenadoria de Comunicação Social

Com o desafio de entender a dinâmica e o processo de transformação do Estado, sua diversidade cultural e socioambiental, a editora Entrelinhas lança, o estudo mais abrangente sobre a geografia de Mato Grosso. “Geografia de Mato Grosso – Território - Sociedade - Ambiente”, organizado por Tereza Cristina Souza Higa e Gislaene Moreno, com a colaboração de Gilda Tomazini Maitelli, é resultado de seis anos de produção editorial, com participação de 11 autores formados em áreas específicas da Geografia ou ciências afins, doutores e pós-doutores das universidades de Mato Grosso (UFMT), São Paulo (USP) e Brasília (UNB). O lançamento será nesta terça-feira (14) às 19h30 na Unemat em Cáceres.

Didática, a obra de 296 páginas e com 384 ilustrações, é uma referência para os alunos do ensino fundamental, médio, superior, vestibulandos e aos gestores públicos e de empresas privadas do Estado. O livro está dividido em quatro unidades e 15 capítulos: 1. Contextualização; 2. Expansão ocupacional e construção geográfica do território; 3. Políticas de desenvolvimento regional; e 4. Quadro natural e a natureza transformada. Textos complementares e sugestões de exercícios no final de cada capítulo auxiliam o aluno a analisar os temas abordados.

O livro traz, além de informações e dados atuais, uma análise crítica da Geografia de Mato Grosso, mostra o papel da geopolítica e das políticas públicas nas formas de apropriação do território e sua vinculação com a expansão do capitalismo nas áreas de fronteira agrícola. A editora Maria Teresa Carrión Carracedo ressalta a sua preocupação em despertar nos gestores públicos e administradores do ensino em Mato Grosso, o interesse de proporcionar ao cidadão o conhecimento de seu Estado e das relações que nele se estabelecem.

Esta é a terceira obra didática de uma coleção de referência produzida pela Editora Entrelinhas, cujo compromisso é propiciar aos leitores o conhecimento da realidade para o efetivo exercício da cidadania. Integram a coleção os livros “História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais”, de Elizabeth Madureira Siqueira, e “Mato Grosso: Atlas Geográfico”, o título mais vendido da Editora. O selo editorial Entrelinhas faz parte do consórcio Carrión & Carracedo Editores Associados, que atua exclusivamente na publicação de conteúdos de interesse do Estado de Mato Grosso.

Autores e temáticas

As professoras Gislaene Moreno - geógrafa pela UFMT e doutora em Geografia Humana pela USP; e Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa - licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí, doutora em Geografia Física pela USP e diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT, são responsáveis pela organização do livro. Mestre em Ecologia pela UNB e doutora em Geografia Física pela USP, a professora Gilda Tomasini Maitelli é colaboradora da obra.

Os autores Ariovaldo Umbelino de Oliveira, doutor em Geografia Humana e livre-docente pela USP, escreveu sobre os povos indígenas de Mato Grosso; Cornélio Silvano Vilarinho Neto, professor doutor da UFMT, tratou da formação das cidades e o processo de urbanização. Gilda Maitelli escreveu sobre o clima e a hidrografia do Estado; Gislaene Moreno pesquisou as políticas e estratégias de ocupação, a colonização do século XX, dinâmica populacional, agricultura: transformações e tendências, e políticas públicas de infra-estrutura e de desenvolvimento regional.

Professor doutor e livre-docente da USP, Jurandyr Ross escreveu sobre o relevo no processo de produção do espaço; Lunalva Moura Schwenk, professora doutora da UFMT é autora do capítulo Domínios Biogeográficos. O desenvolvimento socioeconômico da região Centro-Oeste é abordado pelo professor Mário Diniz de Araújo Neto, PHD da UNB, e Cristina Maria Costa Leite, técnica da equipe do Zoneamento Ambiental Nacional. Prudêncio Rodrigues de Castro Júnior, professor doutor da UFMT, escreveu sobre os recursos minerais.

A professora Tereza Higa é autora dos textos sobre o processo de ocupação e formação territorial, dinâmica populacional, reordenação do território, e cotidiano e modernidade. Técnica do Zoneamento Socioeconômico-ecológico de Mato Grosso, Tereza Neide Nunes Vasconcelos escreveu sobre a compartimentação geomorfológica do Estado.

Fonte: Entrelinhas Editora

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada